17 de setembro de 2012

Like a child again (Dica de receita)

E essa foi a arte do fim de semana, a afilhada ia passar por aqui e eu que sou tão criança como ela e adoro doces e bolos... não me contive e resolvi fazer uma surpresa...rs
E de que forma melhor? Que tal sair um pouco da mesmice e brincar feito criança mas com a comida...?rs
Resolvi fazer um bolo e depois lembrei daqueles "bolos arco-íris" que tinha visto num blog...e então veio o surto de vontade de fazer algo assim... acho que deu certo...olha só:

A receita da massa eu usei a que vi no site da Pamela Brandão (tem cada coisa incrível e com cara boa que sempre dou uma testada em algumas gostosuras de lá...até o momento, todas deram suuuper certo). Originalmente a receita de de cupcakes, mas redeu um bolo muito gostoso, para ver a receita original clique aqui. Não adaptei a massa em si, só adicionei a parte de colorir a massa.

Além de ficar um bolo super charmoso, a reação das pessoas é a melhor parte da diversão. Minha afilhada ficou boquiaberta... e todo mundo se divertiu e perguntou como fiz... bem legal...rs

Bolo (Cupcake) de Baunilha

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo para bolo *
2 xícaras de açúcar
3/4 xícara de óleo vegetal
2 e 1/4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 xícara de leite

* Receita de farinha para bolo: Para cada 1 xícara de farinha de trigo, retire 2 colheres (sopa) da farinha e substitua por 2 colheres (sopa) de amido de milho.

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte a forma.

Coloque a farinha, o açúcar, óleo vegetal, fermento, baunilha e sal numa tigela e bata (de preferência com o batedor tipo folha) em velocidade baixa até que os ingredientes estejam misturados. Aumente a velocidade para média-baixa e bata até ficar cremoso, aproximadamente 1 minuto. Adicione um ovo por vez e bata a cada adição. Continue batendo por mais 1 minuto. Adicione o leite aos poucos e continue batendo por mais 1 minuto ou até que a mistura esteja cremosa.

*Aqui vem a "arte'... separe a massa em alguns potes e em cada um adicione o corante da cor desejada, misture bem.*

Despeje na forma, aos poucos, cada porção de massa colorida. Como a forma que usei é essa de buraco no meio, fui fazendo o desenho da forma com a massa, se for uma forma "inteira", é só ir acrescentando no centro da forma... ou você pode fazer desenhos mesmo...fica à sua escolha,

Leve para assar por cerca de 20 minutos ou até que o teste do palito saia limpo.

Bom apetite e boa diversão!rs




OBS:
Essa dica da Pam de misturar amido de milho à farinha é muito boa... a massa ficou leve e macia. 
Ah, usei leite semi desnatado... não sei se dá diferença no resultado final.


2 comentários:

Leeh Trindade disse...

Nossa, já vi tantas fotos desse bolo colorido que tá me dando água na boca! Mas esse seu parece estar divino com essa cobertura dos deuses, heim??

Clau disse...

Obrigada Leeh...o pessoal aqui aprovou mesmo...rs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...