3 de abril de 2013

Devaneios literários: Julie &Julia

Que tal uma pausa nas histórias de fantasia e terror para mergulhar no mundo da gastronomia. E se nós pudéssemos humanizar ainda mais esse ato com as histórias de quem faz essa arte culinária? Agora acrescente a isso tudo uma coincidência de interesses e até o atual ponto de leitura uma boa empatia com o background da personagem, aquela famosa sensação de saber pelo que ela passa e se assustar com alguns momentos de reconhecimento daqueles pensamentos e do seu medo secreto (ou nem tão secreto assim).
Pois é, assim começa a viagem literário através de Julie & Julia - 365 dias, 524 receitas e 1 cozinha apertada, para minha grata surpresa.
Ainda estou no comecinho, mas já estou adorando. Escolhi dentre minha pequena grande lista de títulos para ler, talvez o interesse tenha surgido depois de ver um trechinho do filme e ter me encantado com a Meryl Streep em cena. Mas se eu tinha alguma dúvida ela se foi depois da sinopse e o prefácio escrito por Rita Lobo, que me lembrou das vezes em que minha mãe estava de férias e assistíamos juntas aos programas da tarde e anotávamos receitas para futuras tardes chuvosas ou para testar pela simples diversão de cozinhar. Fossem as receitas da mesma Ofélia citada por Rita Lobo ou as massas de Benjamin Abrahão, ou aquela desculpa para pedir para faltar na escola para aproveitar que ela estava em casa  e comemorar ficando ali juntinho, com um simples bolo de cenoura ou chocolate, feitos pelas mãos da melhor boleira do mundo inteiro... O simples fato de começar a leitura me fez perceber da importância que a cozinha tem na minha família e como ela nos une. Somos todos arteiros e gostamos de testar nossas habilidades, sejam em salgados ou doces, comidas simples ou num prato mais elaborado. Estamos sempre ali, testando, provando, aprendendo e juntos.
Algo me diz que além de uma boa leitura, servirá de reflexão e inspiração. E essa última já se mostra cheia de frutos.

E que comece a jornada!

Bjos




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...