22 de setembro de 2015

Aventuras Culinárias: Pão simples em menos de uma hora


Sabe aquele dia que junta a vontade de cozinhar, com a vontade de comer pão quentinho, mas aí você lembra que esqueceu de comprar na padaria e a preguiça fala mais alto na hora de sair de casa para comprar...
E então você lembra que tem uns 2 sachês de fermento biológico perdido na gaveta, pesquisa na internet, encontra uma receita aparentemente simples e que leva poucos ingredientes. Você olha na nos armários e está tudo lá. E pensa o famoso: "Hum, por que não, né?!"

Pois lá fui eu, na promessa da receita ficar boa e de ser simples. E mais uma vez, só tenho a agradecer pela boa descoberta, de que com um pouco de coragem a gente pode descobrir essa diversão que é fazer e comer coisas novas e gostosas. Basta se arriscar.

Vamos lá?!



Pão caseiro, simples e rápido
Rende dois pães
(Receita Original: Lafujimama.com)






Ingredientes: 
5 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1 1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de sopa (generosa) de fermento biológico instantâneo
1 1/2 colher de sopa de óleo
2 xícaras de água morna ( entre 37º e 46ºC)









1 - Misture os ingredientes secos na tigela da batedeira. Acrescente o óleo e a água e bata por um minuto e cheque a consistencia da massa, ela deve ficar úmida o bastante para manter a massa junta, mas não grudar nas mãos. Se ainda estiver seca, adicione um pouco de água - bem aos poucos para não passar d ponto, porque não é recomendado acrescentar mais farinha à massa.

2 - Bata por 5 minutos na batedeira. E não adicione mais farinha depois que terminar de misturar a massa.


3 - Leve a massa para sovar, se possível use um pouco de spray de untar formas para que ela não grude, ao invés de untar com farinha.
Caso não tenha em casa esse spray, como eu, eu untei a superfície com um pouco de óleo espalhada com papel toalha, deu certo.
Sove a massa até ela ficar macia - não vai precisar de muito esforço. É até ela passar dessa textura da primeira foto até ela ficar parecida com a segunda imagem. Finalizar o processo formando uma bola com a massa e puxar os remendo para uma única parte e deixar pra baixo.


  
4 - Divida a massa em duas ou mais - levando em conta o tamanho que você vai querer os pães. Molde os pães no formato desejado (exemplo: baguetinhas, redondo, etc) - lembrando de puxar os remendo para uma única parte e deixá-la pra baixo.Coloque os pães na assadeira e cubra com um pano, deixe descansar por 25 minutos.

5 - Enquanto o pão cresce, deixe o forno pré aquecendo em 190ºC.

6 - Quando os pãe estiverem prontos para irem ao forno, corte a parte de cima do pão levemente na parte de cima. Podem ser em listrar, ou em X, o importante é fazer o corte com pelo menos meio centímetro.

7 -  Antes de levar ao forno, borrife um pouco de água na massa, ou simplesmente umideça as mãos e passe na massa - assim você tem mais chances de ter uma bela casquinha crocante no  pão.

8 - Asse o pão por 25 minutos - ou dependendo do seu forno, até ele ficar dourado.

Deixe esfriar para cortar, pelo menos uns 30 minutos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...